Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Apartamento Buritis, localizado no bairro homônimo em Belo Horizonte, é o dormitório de um jovem engenheiro de produção que trabalha no setor de design de uma fabricante de veículos.
A planta original do apartamento era excessivamente compartimentada - um corredor percorria toda extensão do apartamento, desde a entrada até a suíte principal, passando por uma sequência de pequenos cômodos que abrigavam o programa da moradia.
De posse do projeto estrutural do edifício, vimos que não havia pilares ou vigas entre a sala e a cozinha, o que nos permitiu unir completamente os ambientes. Um grande painel de MDF ripado foi instalado ao longo de toda a parede que divide a sala e os quartos, quebrando a sensação do apartamento como um grande corredor de distribuição e tornando a planta mais agradável.
O piso original do apartamento foi completamente substituído. A cerâmica branca de baixo padrão instalada pela construtora foi substituída por tacão de ipê nas áreas sociais e nos quartos. Nas áreas molhadas foram utilizados ladrilhos hidráulicos adquiridos na cidade natal do cliente, próxima à região metropolitana de Belo Horizonte.
O cliente, atento ao desenvolvimento de uma cena de produtores locais - ele estuda design de produtos em sua segunda graduação - concordou desde o início com a ideia de conciliar peças de designers e artistas de Belo Horizonte e de grandes nomes do design mundial, como Eero Saarinen, Konstantin Grcic e Jean Prouvé. Podemos considerar o apartamento como um recorte do design mineiro contemporâneo, com obras de profissionais como Fachada Frontal, Thales Pimenta, Estúdio Iludi, Cobalto, Pomelo Atelier, Pedro Haruf Design e O Atelier de Cerâmica.